Gea
by Daniele J.Farah
traduzido por Julio Schneider
Nascimento do personagem.
Idealizada em 1994 pela mente e pela mão de um autor completo, o milanês Luca Enoch, fica por 5 anos guardada numa gaveta. Depois deste longo período de congelamento, a idéia original tomou novo rumo. Assim, a Gea roqueira que vive num mundo de bandas juvenis em busca do primeiro contrato discográfico, amadureceu na Gea Baluardo (baluarte) a serviço dos Arcanjos. Nesta forma, vê finalmente a luz em junho de 1999, publicada pela Sergio Bonelli Editore, em gibis semestrais. Capas, textos, desenhos e rubricas são inteiramente feitos por Luca Enoch, autor que se tornou conhecido em nível nacional graças à grafiteira Sprayliz (outro personagem feminino adolescente).
Quem é? Esta pergunta tem pelo menos duas respostas. A primeira é que Gea é um Baluarte. Os Baluartes são guardiões encarregados pelos Arcanjos de velar sobre as impalpáveis fronteiras entre os diversos planos de existência (outras dimensões). Seu dever é impedir o ingresso dos "migrantes" extradimensionais no nosso mundo. Para cumprir sua missão, são autorizados até a suprimir as entidades intrusivas. E há a segunda resposta: Gea é uma adolescente qualquer. Tem quatorze anos, mas isso só no início, porque é intenção do autor fazer com que o tempo, para ela, transcorra segundo ritmos preestabelecidos. Na aventura publicada em outubro de 2001, por exemplo, ela completou quinze anos. Gea vive sozinha num loft, freqüenta a escola e pratica kendô e esgrima como atividades esportivas. Como muitos garotos e garotas de sua idade, freqüenta shows de rock, toca baixo numa banda e fantasia sobre sua primeira experiência sexual ainda não vivida. Estas duas personalidades (Baluarte/adolescente) coexistem sem se excluir. A grande responsabilidade que pesa sobre os ombros de Gea não limita a vida amalucada da adolescente. A adolescente não é calcanhar de Aquiles para o Baluarte, não comprometendo sua capacidade de julgamento e frieza na execução de suas tarefas. É órfã, mas não se lembra como perdeu os pais. Não tanto o choque, mas um preciso bloqueio imposto pelos Superiores em sua mente, a impede de recordar. Isso porque o conhecimento final é uma fruta que deve ser saboreada em pequenos bocados. Com o estudo constante, a meditação e a experiência, ela percorrerá seu caminho de crescimento pessoal que lhe permitirá descobrir as noções ainda latentes em si, e que derivam de sua ascendência materna. A medir cada degrau na escalada de seu conhecimento é o surgimento ocasional de uma tatuagem sempre diferente na palma de sua mão, quase como se fossem notas de um boletim escolar celeste. No pescoço, usa uma cruz (ver artigo "Sotto il segno della croce", em italiano) que é a fusão de 4 efes que representam os Quatro Meios (Força Fé Firmeza e Confiança - em italiano, fiducia) que um Baluarte deve possuir para executar sua missão. Os acontecimentos não são colocados em nenhum período histórico bem preciso, ainda que muitas temáticas abordadas sejam fortemente atuais. A cidade em que Gea vive não é geograficamente definida. Logo, poderia ser uma metrópole cosmopolita qualquer.
Quem são seus amigos? O gato Cagliostro é a sua família. É um gato preto "bruxo", em cuja fronte aparece uma estrela branca toda vez que uma entidade intrusiva está nas redondezas. Desse modo, revela-se uma espécie de cão farejador que conduzirá Gea ao inquilino indesejado da vez. O simpático e vital Leonardo é um querido amigo de Gea, imobilizado numa cadeira de rodas devido a um assalto na rua. Por sorte, conservou o uso dos dois braços, e se desafoga tocando bateria no conjunto, com o mesmo vigor de todos os quatro componentes. Leonardo sabe da dupla vida de Gea. Sigfrido, vulgo Orca Assassina, homossexual declarado, é jogador numa equipe de hóquei no gelo. O tio de Gea (que não é realmente seu tio) foi quem construiu uma falsa identidade para Gea, com a devida vida familiar montada nos detalhes. O pai engenheiro e a mãe cantora soprano, sempre ocupados em trabalhos no exterior, obviamente não existem. O tio (que não tem um rosto) também fornece a Gea os meios econômicos para seu sustento. Há ainda os colegas de escola, que partilham com Gea a paixão pela música, entre os quais Vic e a amiga Paula (cantora do grupo), outros baluartes com níveis de experiência muito elevados, Tara (uma das dez formas da deusa Kalí) que é seu guia espiritual, e toda uma série de outras entidades intrusivas inofensivas das quais Gea tolera a presença, entre os quais os Blemii, os Naga, as Larvas e os Sátiros. Freqüentemente o caminho de Gea se cruza com criminosos tradicionais. Assim, ela se torna, sem saber, aliada de figuras positivas como Ahmad Al Khatib (investigador policial de origem palestina).Por fim, deve ser lembrado o "entrão" Diddly, responsável pela subestimada "seção de contatos alienígenas" dos serviços secretos.
Quem são seus inimigos? Os inimigos dos Arcanjos são os seus inimigos. Nada menos que a Raça Inimiga conhecida como os Diabos. Representantes dos Diabos na cidade de Gea, especificamente, são Ardat-Lili e o Esarca. O Esarca é, segundo a hierarquia dos demônios, mais poderoso que Ardat-Lili, mas chegou ao nosso plano de existência incompleto. O seu corpo em diluição necessita de contínuas doses de energia vital, por isso fica numa espécie de prisão forçada. Ardat-Lili (ainda que submetida às ordens de Esarca) é o verdadeiro e principal inimigo de Gea, porque, assim como ela, consegue conduzir uma existência normal mesmo diante dos olhos da opinião pública. Ardat-Lili (conhecida como a Diva) está integrada na sociedade escondendo-se na identidade de uma estilista de sucesso. Outras criaturas ligadas à estirpe dos Diabos, encontradas até agora, são os Rakshasa (um dos quais é ajudante da Diva), os Gregários, os Alferes e os Maziqin. Mas não faltam nem os baluartes renegados e criminosos tradicionais como traficantes de órgãos, traficantes de drogas, exploradores de menores, seqüestradores e terroristas.
| |
CRIADOR
Luca Enoch
em 1999
IDEALIZADOR GRAFICO
Luca Enoch
EDITOR DA SÉRIE
Luca Enoch
CAPAS
Luca Enoch
do n.1
COPYRIGHT
Sergio Bonelli Editore
Copyright (c) 1999
all right reserved worldwide
|
|