Um interessante site francês completamente dedicado às aventuras de Jerry Drake
Mister No na França
por Marco Gremignai
colaboração e imagens de Dominik Vallet
traduzido por Julio Schneider
"Finalmente um site sobre Mister No em francês, dirão os aficionados da série. Quanto aos demais, podem passar, não vai lhes interessar! Não, esperem, com certeza vai lhes agradar."
Assim começa a primeira página do site Mister No: kézako?, na qual Dominik Vallet fala das aventuras de Jerry Drake na França, ou seja, dos 171 episódios mostrados entre 1976 e 1990 internamente em Mon journal. Quinze anos de publicação, um considerável sucesso que deixa Mister No pouco atrás de Tex e Zagor entre os quadrinhos Bonelli "franceses" (não esqueçamos o pouco sucesso dos "novos heróis" - Dylan Dog, Martin Mystère, Nathan Never e Nick Raider - publicados na "Collection 2 heures 1/2").
Grande aficionado do piloto americano e profundo conhecedor do personagem, Dominik fez um excelente trabalho: o site é dividido em várias seções, dedicadas, por exemplo, aos personagens que compõem o microcosmo de Manaus ou aos autores que escreveram e desenharam as histórias de Jerry - algumas dessas informações, na verdade, foram extraídas diretamente da uBC :-).
A seção mais importante, porém, é aquela dedicada aos episódios: Dominik resumiu quase todas as 171 aparições mensais de Mister No, guarnecendo-a com quase todas as capas. Para os navegantes italianos, uma verdadeira mina de curiosidades, como, por exemplo, muitas capas inéditas devido à diferente extensão das histórias em relação aos originais italianos (os episódios franceses são quase sempre constituídos de 82 páginas, às vezes 80 ou 78). Essas capas, de autor desconhecido, às vezes não fazem jus a Mister No (!) ou são "enriquecidas" com algumas (desagradáveis) onomatopéias...
Outra curiosidade são as traduções dos títulos, geralmente fantasiosas e muito enfáticas ("Intrépida Deborah" e "Terrível Delia", "O terrível segredo de Atlântida" - a aventura de Castelli-Marraffa dos números 94-96 italianos - ou ainda "Quatro vidas por um ovo" - a aventura na Ilha da Páscoa...).
Para terminar, uma última curiosidade: assim como uBC, também o site de Dominik apresenta uma seção International onde os navegantes podem encontrar algumas capas de edições estrangeiras. Estrangeiras em relação à França, naturalmente; logo, há umas vinte capas italianas (também aquelas provenientes da uBC...) mas sobretudo uma capa grega e algumas capas dos países da ex-Iugoslávia.
E então, lhe agrada Mister No? Entende o francês? O site Mister No: kézako? lhe aguarda.
 |
página seguinte: relação (quase) completa dos episódios
|
| |
algumas
capas...
o n.1 (janeiro 1976)
o n.41 (maio 1979: e Mister No onde está? :-)
o n.45 (setembro 1979: TUMF! :-)
o n.114 (junho 1985, primeiro número com nova impostação gráfica)
Mister No na Grécia e Iugoslávia (agradecimentos a Darko Milosavljevic)
|
|