ubcfumetti.com
Indice del SitoNovità !Cerca nel SitoScrivi a uBC
DatabaseStoria del WestDescrizione




DESCRIÇÃO DA SÉRIE


Italiano IT
English ENUS
Français FR
Español ES
Português POBR
Català CA

INTERNATIONAL
Welcome Page

Um Homem, uma Aventura
por Fabrizio Gallerani
traduzido por Julio Schneider

Origem da série. Precedido por um número zero - com acabamento gráfico diferente - o primeiro volume da coleção Um Homem, Uma Aventura chegou às bancas italianas em novembro de 1976, com a etiqueta da Editoriale Cepim (encarnação da atual Sergio Bonelli Editore). Idealizada pelo próprio Sergio Bonelli, o editor da coleção foi Decio Canzio, ambos autores de alguns roteiros. Trinta foram os volumes publicados, com periodicidade variável, no arco de cinco anos de vida da série (o último número saiu em novembro de 1980) e o preço de capa, durante a publicação, dobrou, passando de 2.500 liras em 1976 a 5.000 em 1980.

O que é? Trata-se da primeira (e única, pelo menos até agora) coleção de álbuns cartonados editada pela Sergio Bonelli. As cores e o acabamento prestigioso (volumes de grande formato, 24 x 31,5cm, com a clássica paginação francesa em 48 páginas, impressos em papel couchè de alta gramatura) constituem a principal diferença em relação à tradição da casa editora, mas é principalmente graças às inovações no conteúdo que a série é lembrada como uma das melhores já propostas pela editoria italiana de quadrinhos.

Quem são os protagonistas? O verdadeiro eixo da coleção é mesmo a aventura, ou melhor, todos os gêneros da aventura, daqueles mais clássicos àqueles menos freqüentados, mas sempre inseridos num contexto histórico extremamente realístico, em torno do qual giram as sagas humanas de heróis, anti-heróis e pessoas comuns. Da exótica Legião Estrangeira à guerra dos Zulus na África do Sul; dos Cangaceiros brasileiros à revolta dos Boxer na China; dos misteriosos Thugs indianos à América do proibicionismo; da Itália Sabauda ao legendário Nordeste americano; do misterioso Tibete ao jazz da era de ouro do Harlem; dos cenários da Guerra Rússia-Japão àqueles da Segunda Guerra Mundial; dos pântanos da Flórida ao árido deserto africano; das ensolaradas Caraíbas às frias terras do Canadá.

Quem são os autores? A total ruptura com a tradição editorial fica evidente até na escolha de privilegiar os desenhistas na vitrine da capa, em prejuízo dos autores dos textos. Graças a esta decisão, ao lado de autores completos e afirmados como Hugo Pratt, Attilio Micheluzzi, Dino Battaglia, Sergio Toppi, Guido Crepax, Gino D'Antonio e Alarico Gattia, tiveram a honra da ribalta alguns dentre os desenhistas históricos da casa editora, como Aurelio Galleppini e Renato Polese, e assinaturas até então menos conhecidas dos leitores bonellianos, como Giancarlo Alessandrini, Guido Buzzelli, Milo Manara e Ferdinando Tacconi; a ladear estes últimos, nos textos, além dos já citados Bonelli, Canzio e D'Antonio, até um jovem mas promissor Alfredo Castelli. A coleção teve também o mérito de hospedar prestigiosos autores internacionais como Fernando Fernandez, Robert Gigi, Jo Oliveira e Enric Siò, além de consagrar os insuspeitados dotes narrativos de um autor como Bonvi e de batizar a primeira história em cores da dupla Berardi & Milazzo já no ápice de sua colaboração.

No Brasil. A EBAL (Editora Brasil-América) publicou, entre 1978 e 1980, seis edições da série, no mesmo formato italiano. Foram elas, pela ordem: O Homem do Nilo (Sergio Toppi), O Homem da Legião (Dino Battaglia), O Homem do Caribe (Hugo Pratt), O Homem da Zululândia (Gino D'Antonio), O Homem das Pirâmides (Enric Siò) e O Homem de Chicago (G. Alessandrini). O 7° volume foi anunciado, mas não saiu: O Homem de Pequim (Renato Polese).


 

  

Un uomo un'avventura 
EDITOR DA SÉRIE
Decio Canzio

COPYRIGHT
Sergio Bonelli Editore
(Editoriale Cepim)
Copyright (c) 1976-80
all right reserved worldwide

 


 
(c) 1996 uBC all right reserved worldwide
Top
http://www.ubcfumetti.com §