Depois de ter sido noticiada nos álbuns especiais de Ken Parker, uBC aporta definitivamente no Brasil, conquistando as páginas de Tex!
uBC no Brasil
por Marco Gremignai
traduzido por Julio Schneider
Há dois anos eu enfatizava, no artigo uBC in the world, a citação da home page
de Ken [email protected] no especial brasileiro em dois volumes "Onde morrem os titãs", obra traduzida pelo nosso correspondente Julio Schneider. Brincando com ele, perguntei-lhe: "Quando sairá um Tex brasileiro com a marca da uBC?" Bem, esse momento chegou :-)
De fato, eis o que foi publicado no Tex brasileiro n. 377, de março de 2001, em página inteira:
| |

Tex e uBC no Brasil!
© 2001 Mythos
|
|
O quê? A descrição da uBC lembra BASTANTE aquela que saiu nas páginas do Ken Parker brasileiro? Sim, é verdade, mas Tex vende MUITO mais :-)
Revista-pôster n. 1
|
E não é só isso... em abril saiu a primeira "revista-pôster" dedicada a Tex! "Revista" porque contém vários artigos interessantes, dos quais falaremos mais adiante, e "Pôster" porque num lado há um desenho inédito de Josè Ortiz em formato 56x84cm!
Mas falemos com mais vagar sobre os artigos: a "mola mestra" é com certeza a versão em português da biografia de G.L. Bonelli, escrita pelo nosso Fabrizio Gallerani.
O pôster de Ortiz
|
Bastante espaço também é dedicado à aventura editorial de Tex no Brasil, dos anos 50 até hoje, um artigo escrito por Julio Schneider e também proveniente do nosso site!
Para completar, outro artigo de Julio Schneider, sobre o selo dedicado a Tex pelos Correios Italianos e, na seção "Curiosidades", um breve artigo sobre a "famosa" capa do Tex italiano n. 183, oficialmente atribuída a Galep mas feita, na realidade (ao menos é o que se diz :-) por Luigi Corteggi, saudoso art director da Sergio Bonelli Editore, que no passado foi autor de numerosos "retoques redacionais" nas pranchas de vários personagens Bonelli, além de capista de Piccolo Ranger (dos números 146 a 185) e autor do n. 159 da Collana Rodeo.
Em suma, uBC realmente "conquistou" o Brasil :-)
|